quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Começa a campanha de vacinação para cães, gatos e rebanho bovino

Começou a campanha para vacinação de cães, gatos e bovinos. A campanha vai se estender até dezembro e conta com o efetivo completo dos agentes de endemias do município.
De acordo com o Coordenador de Endemias do município Mardilson Amâncio:  “a campanha vai até dezembro e deverá ter dificuldades por conta da campanha da dengue".
Os ministérios da Agricultura e da Saúde recomendam que todos sejam vacinados no mês de novembro sendo os bovinos contra a febre aftosa e os cães e gatos contra a raiva animal. 
Dados da Secretaria Estadual da Saúde (SESA), dão conta que este ano já foram registrados 30 (trinta) casos confirmados de raiva animal. Em 2015 foram registrados 70 (setenta) casos em 17 (dezessete) dos 184 (cento e oitenta e quatro) municípios, sendo que 80% de todos os animais foram vacinados.Em Jaguaretama a Secretaria de Agricultura apresenta dados referentes ao rebanho bovino do  município que está estimado pela Agência  de Defesa Agropecuária em 46.951 bovinos.
Na campanha realizada em maio, foram vacinados 42.678, o que corresponde a 90% de todo o rebanho bovino. Vale ressaltar que os proprietários que não vacinarem seus rebanhos, estão susceptíveis a multas. 
CANINOS E FELINOS: Jaguaretama conta com aproximadamente 3.943 cães e 3.083 gatos que estão sendo vacinados diretamente em suas casas ou nos postos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário